Em mais um encontro de mediadores da inclusão o tema debatido foi TDAH
A Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por meio da Gerência de Ensino Especial, promoveu o IV Encontro de Mediadores da Inclusão. Com o tema “Transtorno / Déficit de Atenção / Hiperatividade (TDAH)”, o evento teve o objetivo de levar novas informações aos mediadores e multiplicar o conhecimento de todos que atuam no Ensino Especial para melhorar, cada vez mais, o atendimento aos alunos que contam com o empenho e a dedicação dos profissionais desta gerência.
Na abertura do encontro, a Gerente de Ensino Especial da Seduc, Lorena Resende Carvalho, falou do trabalho desenvolvido para atender os estudantes e da importância da divulgação e repercussão das ações realizadas. O evento também contou com palestra da professora Graciele Nascimento e Silva. Em sua fala, ela esclareceu diversas questões relacionadas ao TDAH, como as formas possíveis de diagnóstico e o papel do educador na sondagem inicial. Além disso, os profissionais relataram experiências vividas no cotidiano e participaram de oficina sobre o “Relatório Bimestral do Mediador da Inclusão”.
“O trabalho com alunos com TDAH não é complexo, pois em sua maioria trata-se de crianças muito inteligentes, necessitando apenas de intervenções específicas para que seu desenvolvimento seja significativo”, destacou Graciele Nascimento. Sob esta ótica, destaca a profissional, a Escola Estadual José Pontes de Oliveira, em Bela Vista de Goiás, vem realizando um trabalho voltado ao desenvolvimento efetivo dos alunos com TDAH. Esta unidade percebeu a necessidade de um trabalho específico para estes estudantes, pois os mesmos estavam abaixo da média de aprendizagem dos demais alunos.
A psicóloga Floriana Regis dos Santos, servidora da Subsecretaria de Educação de Aparecida de Goiânia, afirmou que, na sua regional, a ação dos mediadores tem transformado a realidade das escolas públicas. Segundo ela, está sendo criada “uma nova consciência” nos relacionamentos interpessoais da comunidade escolar. Em Goiás, ressaltou a psicóloga, as unidades educacionais que possuem estudantes com TDAH ou com algum tipo de deficiência recebem salas que dispõem de recursos específicos para melhorar o processo de ensino e aprendizagem destes estudantes e também atendimento educacional especializado, que ocorre no contraturno. A Gerência de Ensino Especial acompanha todo o processo.
TDAH – Portadores de TDHA apresentam, entre outras características, dificuldades em manter o foco e a atenção. O transtorno também leva à falta de controle da impulsividade e agitação, mais conhecida como hiperatividade. Pode ser controlado por medicação e acompanhamento. Estudos mostram que os filhos de portadores do TDHA têm até 8% mais chance de adquiri-lo. As causas ainda não são totalmente conhecidas.
Fonte: http://www.see.go.gov.br/imprensa/?Noticia=3523
Educar é colaborar para que professores e alunos transformem suas vidas em processos permanentes de aprendizagem, na construção do saber, de sua identidade e em seu caminho pessoal e profissional. É preciso encontrar espaços sociais e profissionais para nos tornarmos realizados e produtivos. Existe um grande leque de opções metodológicas e possibilidades de organizar esta comunicação, cabe a nós integrar e adequar as tecnologias e procedimentos metodológicos em favor do aprendizado.
terça-feira, 3 de julho de 2012
Seduc promove formação para professores que atuam no Ensino Especial
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