segunda-feira, 2 de julho de 2012

Sala de braile na Biblioteca Municipal de Porto Velho é pouco visitada

Acervo ultrapassa 1,4 mil livros em braile. Cadastro não chega a 10 leitores, segundo coordenadora.

Mais de 1,4 mil livros em braile estão à espera de leitores na Biblioteca Municipal Francisco Meireles, localizada na praça João Nicoleti, Centro de Porto Velho. Mas, de acordo com a coordenadora Genoveva Gonçalves Brasileiro, é pouco procurado. O espaço reaberto em setembro do ano passado recebe menos de 10 leitores assíduos. "Nosso cadastro é muito pequeno porque muitos deficientes visuais não dominam o braile", diz Genoveva.

A coordenadora afirma que a maior dificuldade é o interesse. Muitos adultos não conseguem aprender e os jovens preferem usar outras ferramentas, como o computador.

Segundo o presidente da Associação de Deficiente Visual de Rondônia, Carlos Rodrigo Cataca, além da falta de hábito o principal problema é a acessibilidade. Carlos disse ao G1 que Porto Velho não está preparada para o deficiente físico. "A dificuldade começa em chegar até a biblioteca. O transporte não nos ajuda", diz.

São 250 associados em Porto Velho, entre idosos e deficientes físicos. Apenas 60 são deficientes visuais. Deste número, de acordo com Carlos, cerca de 10% aprenderam a ler no Sistema Braille.

Carlos afirma que é necessário criar projetos para inserir o deficiente físico na sociedade. Na associação, periodicamente são realizados cursos de Sistema Braille, informática, matemática, além do curso de orientação e mobilidade.

De acordo com a coordenadora da sala braile, em Porto Velho apenas a Biblioteca Municipal Francisco Meireles tem um local especializado neste sistema.


Nenhum comentário:

Postar um comentário