domingo, 1 de agosto de 2010

Reflexão...

Olá colegas,
Vamos pensar nas relações entre as pessoas, entre professores e alunos. O que poderíamos destacar como mudanças provenientes do uso das tecnologias, principalmente do uso do computador e da internet. O que passa a acontecer de novo, que antes não era possível? Como o educador passa a agir e qual é agora o seu papel nesta época de uso dos recursos de comunicação e interação?

16 comentários:

  1. Podemos destacar que o mundo em que vivemos é um mundo digital e o uso da tecnologia é fundamental. Portanto é necessário mostrar a importância de meios como computador,internet e celulares,etc...

    SHIRLEY

    Santo Antônio do Descoberto - GO

    ResponderExcluir
  2. Posso respirar aliviada pois agora estou vivendo num mundo globalizado,ou seja,falando a língua da tecnoogia. É tudo de bom pois abre as portas de melhor ensino, aprendizadoe falando com o mundo, mas é bom ressaltar que além de ensinar o aluno a manusear o computador, devemos orientá-lo dos perigos que ele pode nos causar com o uso inadequado.

    Regina

    Santo Antônio do Descoberto - GO

    ResponderExcluir
  3. A Internet é uma peça fundamental no processo de globalização.

    Vivemos hoje, dias em que a ficção passou a ser uma realidade. Por outro lado, no Brasil, ainda encontramos uma grande parte da população que acredita que o computador uma “ferramenta útil e prática que conduz a humanidade à Revolução Tecnológica ou Digital” seja apenas uma máquina de escrever moderna. É justamente neste ponto que precisamos parar e começar a analisar o processo de evolução dessas tecnologias. E para pensarmos sobre a revolução causada por estes avanços tecnológicos de uma forma mais completa, não podemos nos limitar e sim partir para a tecnologia que virou mania mundial,ou seja, computador, internet. Existe uma transformação sociocultural muito grande e muito presente na vida, até mesmo daqueles que ainda não estão efetivamente conectados à Rede. Essas mudanças podem estar implícitas. Essa impressão, por exemplo, de estarmos sempre atrasados ou desinformados, numa busca incessante por um conhecimento que, por mais inteligentes ou capacitados que sejamos nunca conseguiremos dar conta, é uma característica da sociedade no século que se inicia.

    A expansão do número de computadores no Brasil, que incluiu milhões de pessoas na internet, também tem reflexos diretos na educação, tanto em casa quanto na escola.

    A imagem é bonita, mas a alfabetização tecnológica ainda está longe de ser regra no Brasil. “O resultado é que, independentemente da classe econômica e da série, os alunos que sempre usam o computador para fazer a lição de casa têm, em média, notas piores do que os alunos que nunca usaram”. Portanto use esta rede, mas não abuse, pois existem muitos pontos positivos, mas há mais ainda negativos, e todo cuidado é importante.

    Ana Vanessa

    Santo Antonio do Descoberto GO

    ResponderExcluir
  4. Atualmente nos deparamos com um mundo globalizado, no entanto a oportunidade para todos ainda é uma mera ilusão porque sabemos que nem todas as pessoas tem acessos a todos os meios de comunicação.O uso do computador e da internet está se expandindo aos poucos, e o que antes era previlégio de poucos, ter um computador ou mesmo contato com ele , hoje isso já é possível com a inclusão digital seja nas escolas ou em outros orgãos.O papel do professor é buscar conhecer este mundo informatizado e utiliza-lo como instrumento rico em sala de aula ou até mesmo fora dela.
    Rose
    Santo Antônio do Descoberto-GO

    ResponderExcluir
  5. Com o uso do computador e da internet as pessoas passaram a ter acesso a comunicação rápida e ampliarão o mundo de informação, vivendo um contexto globalizaddo buscando as informação para construir seu próprio conhecimento significativo.
    Agora cade a nós educadores usar este ferramentar valiosa de forma didática para que o alunos construa o seu conhecimento de forma participativa e construtiva.
    Rute

    ResponderExcluir
  6. Anônimo11:22

    Miriam.

    Atualmente, temos a missão de vencer inúmeros problemas que afastam nossos alunos da escola, é preciso motivá-los, criar estratégias para eles sintam prazer em ir a escola, inovar nossas aulas, pesquisar novas metodologias de ensino e etc. O interessante é que o uso das novas tecnologias causa grandes impactos positivos no aprendizado do aluno, a interação, o lúdico, leva o aluno a ver o conteúdo com outro olhar, um olhar mais atento, mais construtivo.

    ResponderExcluir
  7. E mostra que o novo é desafiante e pode ser interesante para o aluno atraves se novas tecnicas levando o aluno a conquistar ,construir coletivamente e não de forma isolada.

    ResponderExcluir
  8. A internet proporciona as pessoas não só informações, mas dá a elas o direito de interagir e opinar quanto todo e qualquer recurso que ela possa oferecer seja como informação, seja como meio de comunicação.
    Ana Cácia
    Santo Antônio do Descoberto

    ResponderExcluir
  9. O papel do educador é estar atualizado com as novas tecnologias, sabendo manusea-las da maneira mais adequada para então poder utiliza-la como ferramnta em sala de aula, diversificando as atividades realizadas com os alunos.
    Sandra Estrela
    Santo Antônio do Descoberto

    ResponderExcluir
  10. Certamente a escola não será mais a mesma, devido a relação das pessoas com o meio digital. Claro, que tudo que é novo nos desperta uma certa insegurança. A partir do momento em que o professor se torna um investigador atento a novidades, ele quebra barreiras, passa a ver essa ferramenta com outros olhos, a internet se tornará atraente para ele inovar suas aulas, deixando-as mais prazerosas e próximas da realidade, tornando mais prático o desenvolvimento do conteúdo. E eu enquanto educadora devo orientar meu aluno quanto a utilização adequada desse suporte para a construção do seu próprio conhecimento.
    Veronilde
    Santo Antonio do Descoberto

    ResponderExcluir
  11. Anônimo22:14

    OI!MEU NOME É CRISTIANE,NOSSO PAPEL QUANTO EDUCADOR É BUSCAR NOVOS MÉTODOS DE APRENDIZAGEM PARA QUE ELE SAIBA COMO UTILIZA-LO ESSA TECNOLÓGIA.SABENDO MANUSEIA-LAS DE FORMA ADEQUADA ADQUIRINDO NOVOS CONHECIMENTOS.

    ResponderExcluir
  12. Anônimo17:12

    A internet é um grande poder que os professores carregam junto ao seu conhecimento, com ela, o professor pode abrir mais o horizonte do aluno, levando ele a conhecer todos os lados bons dessa tecnologia maravilhosa, devemos apenas aconselhar sobre o seu uso , para que seja feito de forma adequada, oferecendo o aluno as portas da incusão digital.
    Cláudia Helena - Gama

    ResponderExcluir
  13. Ana Carolina18:06

    A tecnologia hoje nos mostra muitas informações, trazendo para os professores novas formas de levar para a sala de aula conteúdos inovadores no qual tem uma influência significativa na educação dos recebedores. E o contato com professor e aluno se torna mais próximo.

    ResponderExcluir
  14. O uso das tecnologias no mundo de hoje é muito importante,pois é bom lembrar que não há como extinguir ou reprimir a mídia num país democrático e sim aprender a interagir com ela. cOMO VYGOTSKY nos ensina, o aprendizado se dá pela interação e pelas influências do mundo social. portanto, é necessário ressaltar os pontos positivos e negativos que ela proporciona, buscando reforçar o poder de crítica dos alunos

    ResponderExcluir
  15. giselle s. santos09:34

    A tecnologia está atingindo todas as aréas de mercado,e uma das mais imporantes é a educação.
    E o professor é um mediador entre a máquina e o aluno,e ele tem q estar capacitado a novas tecnologias.

    ResponderExcluir
  16. QUEILE MACIEL15:35

    O professor deve fazer bom uso das tecnologias, em especial o uso do computador e romper com conceitos ultrapassados e encarar o desafio que é a linguagem digital.O computador é uma ferramenta que facilita o processo de ensino aprendizagem, pois ele se bem utilizado pode auxiliar no desenvolvimento do raciocinio do aluno, porém, não podemos nos confudir e achar que o computador tem a função de ensinar, ele é somente mais uma ferramenta que o professor pode usar para facilitar a aprendizagem.

    ResponderExcluir