Existem alguns recursos de acessibilidade e softwares que são construídos com o objetivo de contribuir, facilitar ou ampliar as possibilidades de igualdade de oportunidades para EPAEE. Desse modo, o objetivo desta atividade é que você conheça ao menos um software e explore-o, refletindo sobre as potencialidades do mesmo para o trabalho com EPAEE.
Para tanto, você deverá escolher no mínimo 1 dos softwares e recursos abaixo e manipulá-lo. O objetivo é que você conheça esse recurso "brincando" com o mesmo. Escolha o recurso que seja de seu interesse, aproveite e, enquanto o manipula, vá refletindo, fazendo uma análise crítica sobre o mesmo. Essa reflexão será importante e é pré-requisito para que você possa realizar a atividade de Análise Crítica dos Softwares (Atividade 36).
Portanto, escolha ao menos um dos recursos abaixo. Ao decidir, faça o download e comece a utilizá-lo. Caso queira, você poderá manipular mais de um dos recursos. Aproveite!!
DOSVOX O DOSVOX é um sistema para microcomputadores que se comunica com o usuário através de síntese de voz, viabilizando, deste modo, o uso de computadores por deficientes visuais, que adquirem assim, um alto grau de independência no estudo e no trabalho. Faça download do Dosvox por meio do link: dv34-kitsaci1.exe Para acessar as Instruções de Instalação do DosVox 3.4 Básico, Clique Aqui. IMPORTANTE:Se você escolheu manipular o Dosvox, antes de acessá-lo, sugerimos que assista ao vídeo de Introdução ao Dosvox para conhecê-lo melhor. Para acessar o vídeo, Clique Aqui. |
MECDAISY O Mecdaisy possibilita a geração de livros digitais falados e sua reprodução em áudio, gravado ou sintetizado. Apresenta facilidade de navegação pelo texto, permitindo a reprodução sincronizada de trechos selecionados, o recuo e o avanço de parágrafos e a busca de seções ou capítulos. Faça o download do Mecdaisy por meio do linkhttp://intervox.nce.ufrj.br/~mecdaisy/windows/v_1.0_r678/MecDaisy_setup_r678.exe Ou então, acesse os tutoriais do Mecdaisy, em que você encontrará algumas instruções para ajudar no processo de instalação e utilização: Para acessar o Tutorial de Instalação do Mecdaisy, Clique Aqui. Para acessar o Tutorial de Utilização do Mecdaisy, Clique Aqui. Para acessar o Tutorial de Instalação do Mecdaisy para o sistema operacional Linux, Clique Aqui. |
TECLADO AMIGO O sistema Teclado Amigo é um conjunto de diversos programas que visam permitir o acesso ao computador por pessoas que não poderiam controlar efetivamente o teclado e o mouse devido a limitações físicas. Para acessá-lo clique no link: kitsaci2.zip Você também pode encontrar algumas instruções para instalação desse recurso. Para acessar o arquivo Instruções de Instalação Kit Saci 2, Clique Aqui. |
HAGÁQUÊ O HagáQuê foi desenvolvido de modo a facilitar o processo de criação de uma história em quadrinhos por uma criança ainda inexperiente no uso do computador, mas com recursos suficientes para não limitar sua imaginação. E, como resultado do crescente uso por pessoas com deficiência, o software vem passando por um processo de reformulação visando melhorar sua acessibilidade. Para acessar o Tutorial de Instalação do HagáQuê, Clique Aqui. |
RECURSOS DE ACESSIBILIDADE DO WINDOWS Este é um recurso em que você pode manusear os recursos de acessibilidade que o sistema operacional Windows oferece. Vale a pena conhecer. Para manipulá-lo, você pode utilizar como apoio o Manual do Recurso de Acessibilidade do Windows. Para acessá-lo, Clique Aqui. |
BOARDMAKER No site http://www.clik.com.br/mj_01.html#boardmaker você encontrará o software Boardmaker, que usa recursos de Comunicação Alternativa (CA) para criação de pranchas de comunicação. Este é um software que vem sendo bastante disponibilizado nas SRM, no entanto, ele ainda não é um software livre, sendo assim, é comercializado e não há como fazer download pela Internet, pois seu acesso se dá apenas com o CD de instalação. Por essa razão, não há como disponibilizarmos o download. MAS, se na sua escola esse software já está disponível e você tiver interesse em manipulá-lo, você pode optar por fazer a manipulação do Boardmaker e depois postar a sua análise na Análise Crítica dos Softwares (Atividade 36). Observação: para esse software especificamente, seria interessante você ter alguém na sua própria escola que saiba manipulá-lo para ajudá-lo caso tenha dificuldades. Como ainda está restrito às escolas, não temos o acesso livre para conhecer melhor o software e poder ajudá-los nas dificuldades que possam surgir. |
Para saber mais
Sugerimos também que você visite alguns sites para encontrar e conhecer outros softwares.
Sugerimos também que você visite alguns sites para encontrar e conhecer outros softwares.
- No site <http://www.acessibilidade.net/at/kit2004/computador.htm> você encontra diversos outros tipos de recursos e softwares interessantes e que podem ser úteis para seu trabalho. Não deixe de conferir!
- No site <http://www.assistiva.com.br> você pode encontrar algumas indicações sobre TA que podem lhe ajudar no seu trabalho. Confira.
Observação: os softwares são um pouco pesados, por isso, é preciso ter paciência até que o download seja completado. Mas fique tranquilo, pois após ter realizado o download uma vez e ter instalado o software em seu computador, você poderá usar a vontade.
Fonte: Unesp/edutec
Excelente material. Sou tutora do curso de tecnologia assistiva pela UNESP e utilizamos estes recursos em nossas aulas. Um cursista da turma encontrou este site e indicou nofórum dediscussões.
ResponderExcluirabraços!
Rozineide
Meu Deus, Mil perdões, eu nunca vi este recado, não recebi notificação, hj olhando aqui pra fazer algumas alterações estou vendo tantos recados que nunca respondi, nunca recebi notificação e sou atenta a isso, nem sei o que dizer, gostaria muito de ter ajudado. Se tiver algo que eu possa fazer me coloco a disposição.
ResponderExcluir