segunda-feira, 21 de setembro de 2020

Inclusão: os desafios de ensinar alunos especiais durante a quarentena

Vanessa Dlugosz é especialista em direito constitucional e mãe do Gabriel, 16 anos. Aluno do 8°ano em uma escola de Curitiba (PR), que precisou suspender as atividades presenciais em razão da pandemia, Gabriel tem síndrome de Down e começou a ter aulas remotas pela televisão no dia 06 de abril.

     Mas tanto ele quando sua mãe enfrentam desafios no ensino remoto emergencial. “Não tem material adaptado, não tem aula adaptada, não tem acessibilidade. Começa-se a ver a desigualdade potencializada nesse período”, contou Dlugosz ao podcast Café da Manhã, do jornal Folha de S. Paulo.

     Ela diz que o filho assistiu apenas duas aulas e se frustrou. Não conseguia entender o conteúdo. A mãe de Gabriel relata que tenta auxiliar o filho realizando atividades antigas, mas a falta de conhecimento pedagógico dela dificulta a aprendizagem de Gabriel. Ela é mãe, não é professora.

     A falta de acessibilidade das aulas remotas representa uma triste realidade: o ensino a distância não é para todos. Mas pode ser.

     É possível adaptar as aulas para atender as necessidades dos alunos com deficiência e sem exigir muito, segundo a psicopedagoga Camila Léon. “O ideal seria o aluno ter momentos de atendimento individualizado com o professor ou em grupos menores.”

     Doutora em distúrbios do desenvolvimento pela Mackenzie, Léon diz que, a depender da severidade do quadro clínico, podem ser feitos ajustes no conteúdo disponibilizado, na forma de explicação e no uso de diferentes recursos.

     A situação de isolamento físico é estressante para todos, inclusive para os alunos que têm alguma limitação. Por isso, a psicopedagoga fala que “é mais importante que os professores abram o diálogo com os alunos sobre suas emoções, suas rotinas e como estão as relações em casa”. Isso irá promover mais a interação aluno-professor, do que apenas o foco no conteúdo acadêmico.

Formas de ensinar alunos especiais

     As aulas remotas devem contar com momentos de estimulação, ludicidade e acolhimento em casa. “Existem recursos que favorecem o rompimento das barreiras e o acesso à educação”, afirma a psicóloga Waléria Henrique dos Santos Leonel.

     Entre os recursos estão plataformas acessíveis, leitores de tela, aulas em libras para alunos surdos e materiais adaptados.

     Especialista em atendimento educacional para educação especial e inclusiva, Leonel ressalta que antes do uso de qualquer tecnologia é importante conscientizar e incentivar a capacitação das pessoas envolvidas no processo. “A inclusão deve ser praticada em todas as modalidades de ensino e em todos os níveis.”


Fonte\; https://desafiosdaeducacao.grupoa.com.br/inclusao-ensinar-alunos-especiais/

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