quinta-feira, 13 de junho de 2013

Pesquisadores trabalham em projeto que promete trazer a cura da cegueira no ano que vem

Novidade utiliza de tecnologia para ajudar pessoas completamente cegas a reconhecerem objetos e cores.


Um projeto chamado Monash Vision, da companhia australiana Monash University, promete curar a cegueira utilizando a tecnologia. Ele consiste em fazer um implante no cérebro, associado a uma câmera, para projetar as imagens no córtex da pessoa.

A câmera capturaria e enviaria as imagens a um processador digital implantado próximo ao crânio. O chip estimularia o córtex visual por eletrodos e ajudaria a pessoa a interpretarem as imagens.

“É o sistema mais avançado já criado para auxiliar pessoas a reconhecerem diferentes objetos e cores”, relatou Arthur Lowery, diretor do projeto. “Isso significa que pessoas podem ir a um encontro e saber quem está lá e quantos estão lá. Elas poderão sair de casa tranquilamente, pois saberão onde há árvores, por exemplo”, explica.

Vale lembrar que a visão não será completa, funcionando como uma espécie de radar para guiar a pessoa através de centenas de pixels. “Se você tem um pouco de visão, talvez não seja muito útil para você”, explica Loweri que diz que a novidade é voltada para pessoas completamente cegas.


Os cientistas responsáveis pelo desenvolvimento da tecnologia esperam lançar um protótipo até a primeira metade de 2014. O governo australiano investiu cerca de US$ 8 milhões no projeto.
Fonte: Guardian e Olhar Digital


Leia mais em: http://www.techmestre.com/pesquisadores-trabalham-em-projeto-que-promete-trazer-a-cura-da-cegueira-no-ano-que-vem.html#ixzz2W7Fpxfuh