terça-feira, 23 de setembro de 2014

Tetraplégico usa exoesqueleto para voltar a andar no casamento da filha

Do UOL, em São Paulo
  • Tom D Morgan/Daily News/Reprodução
    Irving Caplan, 56, ?vestiu? um traje robótico especial durante casamento da filha
    Irving Caplan, 56, ?vestiu? um traje robótico especial durante casamento da filha
Um homem tetraplégico levou a filha às lágrimas durante o casamento dela, quando se levantou e atravessou o salão do hotel onde a festa estava sendo realizada para proferir seu discurso especial de agradecimento. Para isso, o consultor de IT Irving Caplan, 56, "vestiu" um traje robótico especial. A surpresa aconteceu no mês passado, no Sopwell House, St. Albans, na Inglaterra.
Há dois anos, Caplan quebrou três vértebras quando seguia de bicicleta rumo ao trabalho. Ele foi atropelado por um caminhão em Edgware, noroeste de Londres. Após ser submetido a uma série de operações e passar 12 dias na unidade de terapia intensiva, ele ficou tetraplégico e passou a usar uma cadeira de rodas para se locomover.
Irving Caplan procurou a Rex Bionics para saber que possibilidades teria de se locomover utilizando um exoesqueleto, uma espécie de armadura que poderia ser acionada através de um controle. Nesse caso, o exoesqueleto era acionado por um joystick, com 29 microprocessadores. "Eu gostaria de caminhar com Joanne até o altar, mas isso não foi possível. Então, essa foi a melhor maneira que encontramos, e não houve um olho seco durante a cerimônia", contou à BBC.
Ele atravessou o salão em três minutos, surpreendendo a todos os convidados. ""Eu sabia o que ele ia fazer, mas como estava trabalhando durante os testes com o exoesqueleto, foi muito emocionante vê-lo atravessar o salão", contou a filha à emissora.
 
Leia mais em: http://zip.net/bkpDmg