segunda-feira, 21 de maio de 2012

Seduc promove formação para professores que atuam no Ensino Especial

Encontro debate temas relacionados aos alunos com deficiência auditiva
A Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por meio da Gerência de Ensino Especial, promoveu o 3º Encontro de Mediadores da Inclusão que atuam nas Subsecretarias Regionais de Educação. O evento, realizado no Instituto Pestalozzi, em Goiânia, faz parte das ações voltadas aos profissionais da Rede de Apoio à Inclusão e aos professores regentes e propõe uma série de formações continuadas para qualificar todos aqueles que, direta ou indiretamente, estão envolvidos com o Ensino Especial. Outro objetivo é que os mediadores da inclusão retornem às suas regionais e atuem como multiplicadores, compartilhando as orientações e todo conhecimento adquirido no encontro.

Participaram os mediadores das 39 regionais de ensino do Estado. Foram realizadas duas palestras sobre questões relacionadas à deficiência auditiva, ministradas por integrantes do departamento de Supervisão Pedagógica da Gerência de Ensino Especial da Seduc. A primeira delas abordou a “Proposta Bilíngüe”, em uma perspectiva inclusiva e suas abordagens pedagógicas. O assunto foi apresentado pela psicopedagoga Elizabel Ataíde Bueno. Em um segundo momento, a fonoaudióloga Andréia de Souza Mendonça Costa falou sobre a importância da Língua Brasileira de Sinais (Libras) para aqueles que têm deficiência auditiva.

Na ocasião, a gerente de Ensino Especial da Seduc, Lorena Resende de Carvalho, explicou a importância destes encontros para a formação de novos multiplicadores de conhecimento e difusores de experiências bem sucedidas para cada necessidade. “Os mediadores são o canal entre o ensino especial e as escolas de cada município e, por isso, precisamos formar estes profissionais de forma continuada”, afirmou. Com esta iniciativa, afirma a gerente, todos que trabalham com o ensino especial ficam ainda mais preparados para os desafios que podem surgir no cotidiano escolar.

Outros seis encontros serão realizados ainda este ano. Cada um deles abordará um tema específico, sempre relacionados à aprendizagem e ao desenvolvimento dos estudantes que têm algum tipo de deficiência.

Multimídia – Ao final do evento, os participantes receberam kits com DVD’s e livros para subsidiar as discussões nas subsecretarias regionais e criar condições para que os professores da Rede de Apoio à Inclusão multipliquem os conhecimentos adquiridos em suas escolas.

http://www.seduc.go.gov.br/imprensa/?Noticia=3439

Nenhum comentário:

Postar um comentário