terça-feira, 29 de novembro de 2011

Seduc participa de comemoração do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência


Evento será na manhã de sábado (3), no Parque Flamboyant, Goiânia-GO.
A Secretaria de Estado da Educação, com a equipe da Gerência de Ensino Especial, participa neste sábado (3/12), de 9h a 12h, no Parque Flamboyant, das comemorações do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. Será uma manhã de atividades culturais programadas pelo Conselho dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Estado de Goiás. O objetivo do evento é sensibilizar a população para a importância de se assegurar os direitos das pessoas que têm algum tipo de limitação para que possam viver plenamente no seio da comunidade.

As atividades terão início às 9h com um culto ecumênico que contará com a participação especial da musicista Cecília de Melo Borges Matos. A partir das 9h30, os organizadores darão início às apresentações artístico-culturais. A manhã inclui apresentação da dupla Max e Luan, desfile dos alunos da Fespego, espetáculo com o baterista Valdenor Chaves e outro com uma cantora de Aruanã. Murillo Gama também estará no evento cantando música da MPB. Ainda na programação, destaque para os para-atletas, dança inclusiva, teatro dos surdos, arte e inclusão, escola de circo, banda Luar, da Vila São Cotolengo, atividades de saúde, beleza e lazer. 

Ensino Especial – Durante a manhã comemorativa, os educadores da Secretaria da Educação coordenarão um espaço pedagógico que reunirá os equipamentos das Salas de Recursos Multifuncionais das escolas. Essas salas são destinadas a atividades de apoio à inclusão na rede pública estadual. Os profissionais vão apresentar os equipamentos e o modo como eles são utilizados nas diversas unidades, facilitando o aprendizado dos estudantes com necessidades especiais. 

As salas de recursos multifuncionais podem ser de dois tipos. Uma primeira, do tipo I, contém equipamentos como computador adaptado, bandinha rítmica, esquema corporal, tapete de alfabeto encaixado, lupas manuais, sacolão criativo, jogos diversos e software de comunicação alternativa, entre outros. Essas salas são destinadas ao aluno com qualquer limitação, exceto aquele com deficiência visual. 

Para os estudantes com limitações na visão, as escolas mantêm uma sala de recursos específica com equipamentos da primeira sala e mais impressora Braille, máquina de escrever Braille, lupa eletrônica, regletes de mesa, punções, Soroban, guias de assinatura, globo terrestre adaptado, calculadora sonora, um kit de desenho geométrico adaptado e um software para produção de desenhos gráficos táteis. 

As comemorações do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência são abertas ao público e serão realizadas entre a Rua 15 e a Avenida H, no Parque Flamboyant, que fica no Jardim Goiás, em Goiânia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário