sexta-feira, 30 de julho de 2010

Blog como Ferramenta Pedagógica

 
"As pessoas que vencem neste mundo são as que procuram as circunstâncias de que precisam e, quando não as encontram, as criam."

Bernard Shaw

                      O BLOG se tornou muito popular por não demandar conhecimentos de especialista em informática para sua criação e utilização, e porque seu uso e hospedagem são oferecidos gratuitamente em alguns sites. Ele permite que se publiquem textos on-line, com funcionalidades de edição, atualização e manutenção dos textos na rede, recursos que, para muitos, são responsáveis pelo seu sucesso e popularidade. Você como profissional da educação, em que momento você julga que o aprendizado do uso do blog será proveitoso para sua prática pedagógica?

18 comentários:

  1. O uso do blog voltado para um aprendizado proveitoso na atual prática pedagógica, propõe como ferramenta, oferecer mais uma opção para troca de idéias,infomações e até mesmo produções.O blog pode oferecer a opção de inserir fotos, textos, desenhos,sons e funcina também como troca de experiência e informação para aquelas pessoas que visitam o blog.Isso tudo o professor e os alunos podem utilizar como recurso para montarem o blog da turma ou o seu próprio blog utilizando as ferramentas que o blog e a internet disponibilizam.
    Rose
    Santo Antônio do Descoberto-GO

    ResponderExcluir
  2. Ela será proveitosa quanto o professor direcionar as atividades proposta no blog, deixando bem claro o que irá ser feito naquele momento, buscando a atenção completa dos alunos no que for desenvolvido, pois o blog oferece vários recursos para que o professor ofereça atividades diversificadas. Exemplos; produção de texto, montagem de perfil,postar um comentário etc.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo11:15

    Miriam..

    Claro que sim! Tanto para compartilhar as minhas descobertas, inovações enquanto profissional,ou seja uma janela para que outros colegas conheçam o trabalho que estou desenvolvendo, como própria ferramenta de aprendizado para os meus alunos, já que esse oferece infinitos recursos que o professor poderá usufruir de diversas maneiras, até onde a sua imaginação e planejamento permitir.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. blog pode ser um recurso interesante e importante para produção da escrita e da leitura ,pode ser usado como um suporte pedagogico para o professor e para o aluno.

    ResponderExcluir
  6. Gostaria de fazer uso do blog para que os alunos possam expor suas idéias de como gostariam que fossem trabalhadas as aulas de matemática e deixasse um espaço par que houvesse a troca de informações a respeito da aula e do conteúdo trabalhado.
    Ana Cácia
    Santo Antônio do Descoberto

    ResponderExcluir
  7. Como profissional da educação acredito que o uso do blog por todas as pessoas da escola e mesmo fora dela, pode oferecer mais uma opção de meio de comunicação e tambem como ferramenta proporcinar uma variedade de recursos para serem utilizadas pelo professor, alunos e comunidade em geral.
    Sandra Estrela
    Santo Antônio do Descoberto

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Julgo necessário o aprendizado do uso do blog no momento em que for preparar meus alunos para um mercado de trabalho cada mais copetitivo e com as tecnologias invadindo nossas vidas não só no meio profissional mas, também no cotidiano.

    Shirley

    Santo Antônio do Descoberto - GO

    ResponderExcluir
  10. Julgo necessário sim o uso do blog, pois, é uma novidade, mais um suporte que o professor poderá utilizar para tornar suas aulas mais dinâmicas facilitando a realização das atividades propostas.Poderá nos proporcionar uma enorme interação no processo de aprendizagem, onde o professor poderá estimular o aluno a realizar atividades de uma forma que com certeza pra ele será divertida e interessante.

    ResponderExcluir
  11. Anônimo22:00

    OI! MEU NOME É CRISTIANE, MORO EM SANTO ANTONIO DO DESCOBERTO.O USO DO BLOG É SUPORTE QUE FACILITA PROCESSO DE APRENDIZAGEM.E COM A TECNOLOGIA TUDO FICA MAIS INTERESSANTE PARA O NOSSO ALUNO.

    ResponderExcluir
  12. Hoje há diversos Blogs expostos na internet abordando diversos temas onde as pessoas podem entrar e deixar seus comentários. Porém na educação o uso do Blog ainda não passou a fazer parte da prática educativa. Eu como professora penso que seria muito proveitoso se cada professor criasse um blog para sua turma abordando os conteúdos lecionados na sala de aula, propondo que os alunos deixe sua contribuição com textos escritos por eles propor trabalhos em grupo, pesquisas , fotos enfim, há uma infinidade de coisas que podemos trabalhar usando a internet e o blog basta o professor soltar a imaginação que as as coisas fluem.

    Santo Antônio do Descoberto-GO

    ResponderExcluir
  13. Anônimo17:23

    Os blogs podem ser usados para unificar mais ainda uma turma, levando o seu conhecimento e o do aluno a um só patamar de curiosidades e reflexoões para ambos.
    Em sala de aula pode-se realizar atividades como : produção de textos,questionários entrevistas, poesias, músicas , traduções de músicas e etc.
    Cláudia Helena-Gama

    ResponderExcluir
  14. Ana Carolina18:37

    Analiso que o blog é uma ferramenta de auxílio para o professor, facilitando as aulas, e as tornando mais dinâmicas, desenvolvendo a leitura e a escrita,estimulando assim o uso da matemática através de jogos.

    ResponderExcluir
  15. Anônimo11:22

    O blog é muito útil se for usado de forma inteligente, pode ser proveitoso na área de propaganda, copiar mensagem, na comunicação com pesoas que se está à distância, trocar alguma idéia de algum trabalho, desenvolver um vocabulário culto no aluno, conselhos nos momentos difíceis e até desenvolver um trabalho em grupo com os alunos ou individual. tentar mostrar para o aluno que se pode fazer bem mais coisas com um instrumento de comunicação do que ele pensa, mas sim fazer algo de proveitoso e inteligente que vai ti servir para toda a vida.

    ResponderExcluir
  16. Dulcinea Aurea Fereira dos Reis- Santo Antôno do Descoberto12:06

    O blog é muito útil se for usado de forma inteligente, pode ser proveitoso na área de propaganda, copiar mensagem, na comunicação com pessoas que se está a distãncia, trocar alguma idéia de algum trabalho, desenvolver um vocabulário culto no aluno, conselhos nos momentos difíceis e até desenvolver um trabalho em grupo com os alunos ou individual, tentar mostrar para o aluno que se pode fazerbem mais coisas com um instrumento de comunicação do que ele pensa , mas sim fazer algo de proveitoso e inteligente que vai ti servir para toda a vida

    ResponderExcluir
  17. Giselle S. Santos09:55

    O blog é muito interessante pois os professores
    podem estar postando atividades e ideias e assim uma troca de experiências.

    ResponderExcluir
  18. Queile Maciel16:07

    O professor pode utilizar mais esta ferramenta a favor da aprendizagem do aluno, pois sabemos que nem todos os alunos tem prazer em ler,e atraves do blog este prazer podera ser despertado,pois é um recurso que os alunos gostam portanto eles podem trocar de uma forma dinâmica as suas ideias, produções e informações.

    ResponderExcluir