quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Artista paraplégica realiza mergulho com cadeira de rodas

Paraplégica desde 1996, Sue Austin desenvolveu uma cadeira especial motorizada e que é capaz de realizar passeios aquáticos.

Mergulho de Sue Austin será uma das atrações da Olimpíada Cultural, que será realizada em conjunto com os Jogos Paraolímpicos de 2012


A artista conseguiu finalizar o projeto com o auxílio de estudantes de engenharia e especialistas em mergulho

Uma cadeira de rodas que flutua sob as águas, guiada por uma artista paraplégica, é uma das atrações da Olimpíada Cultural, série de eventos que acompanha os Jogos Paraolímpicos de Londres 2012, que têm seu início nesta quarta-feira.
A performance acrobática subaquática foi desenvolvida por Sue Austin, paraplégica desde 1996, que desenvolveu a cadeira de rodas motorizada com a ajuda de acadêmicos e especialistas em mergulho.
O protótipo é movido por dois veículos de propulsão subaquática para mergulho e dirigido por meio de uma nadadeira, acoplada a uma correia acrílica operada com os pés.
Um filme com as performances de Sue Austin vai ser exibido entre 30 de agosto e 9 de setembro no Royal Festival Hall, em Londres. E, na cidade de Weymouth, no litoral da Inglaterra, ela fará mergulhos ao vivo, no show "Creating the Spectacle" (Criando o Espetáculo, em tradução livre).
Austin disse à BBC que teve a ideia após fazer um curso de mergulho em 2005.
"Quando começamos a conversar com as pessoas sobre (a cadeira de rodas subaquática), os engenheiros diziam que não funcionaria, que a cadeira entraria em rotação, não tinha sido desenhada para operar na água - mas eu tinha certeza de que funcionaria", ela contou.
Flutuação
No início, foi difícil encontrar um veículo de propulsão subaquática para mover a cadeira de rodas. A maioria dos modelos disponíveis foi desenhada para ser segurada com as mãos, e Austin não tinha força suficiente para tal.
Finalmente, ela encontrou um modelo especial para mergulhadores portadores de deficiência e decidiu acoplar dois desses motores à cadeira.
Austin comprou uma cadeira de rodas convencional e, com sua equipe, passou meses adaptando-a para que flutuasse na água.
"Se você coloca um mecanismo de propulsão sob a cadeira, toda a força de empuxo está abaixo do centro de gravidade, então você começa a girar", explicou. "Era com certeza muito mais acrobático do que eu previa."
A equipe modificou chapas localizadas atrás dos calcanhares do usuário de uma cadeira convencional para que formassem um tipo de barbatana atrás dos calcanhares de Austin. Tiras de borracha foram adaptadas para acoplar as pernas da artista a "asas de acrílico" projetadas para permitir que ela dirigisse a cadeira.
A adição do segundo mecanismo de propulsão e da segunda barbatana tornou pouco prático o uso das asas de acrílico, mas Austin decidiu manter as asas por razões estéticas.
"Eu adoraria criar uma versão com controles manuais, mas preciso ter os braços livres para a performance", disse Austin.
Interessados
A cadeira de rodas foi projetada para que possa ser desmontada e transportada. O protótipo está sendo patenteado e ainda não tem nome, mas já há interessados, ela contou.
"Diretores da PADI (Associação Profissional de Instrutores de Mergulho, na sigla em inglês) e mergulhadores experientes pediram para alugá-la", disse Austin. "E o departamento de oceanografia da Universidade de Plymouth, onde fiz um bacharelado em Artes Performáticas, disse que a cadeira tornaria seus cursos acessíveis a estudantes portadores de deficiências."
Existe, no entanto, um problema com o protótipo: a estrutura de metal começou a enferrujar. Austin disse que o ideal seria que o próximo modelo fosse feito de titânio.

Leia mais...

terça-feira, 28 de agosto de 2012

A gente reclama da vida...

Musa do Esporte: De desastre nuclear e abusos sexuais a duelo com brasileiros, americana é candidata a estrela das ParaolimpíadasQuem vê o sorriso fácil não imagina o que essa garota já passou. Oksana Masters tem 23 anos, é campeã mundial de remo, já pousou nua em uma das maiores revistas americanas e é candidata a estrela das Paraolimpíadas de Londres, que começam nesta quarta e terminam em 9 de setembro.


Vida tranquila? Não para ela, que sofreu com os efeitos da radiação, foi vítima de abusos sexuais na infância e até hoje convive com cirurgias. “É a minha vida”, diz a atleta, protagonista de uma daquelas belas histórias de superação.

Oksana nasceu em Khmelnytskyi, em 1989. Especulava-se que sua mãe havia sido contaminada no acidente de Chernobyl, o maior desastre nuclear da história, em 1986. Mas a própria atleta desmente a hipótese e aponta um vazamento em uma usina nuclear sua cidade natal como a razão de sua má formação. “Havia uma série de vazamentos, e sempre tinha um policial dizendo ‘saiam e voltem daqui a dois dias’”, disse, em entrevista nesta semana ao “Courier-Journal”, de Louisville, no Kentucky, onde mora.

Como resultado da radiação, Oksana nasceu sem as tíbias nas pernas e com duas fíbulas na perna direita. A rótula da perna esquerda estava voltada para dentro. Os dedos das mãos e dos pés estava grudados, e ambas as mãos tinham cinco dedos, mas sem os polegares. Foi colocada para doação em um orfanato no dia em que nasceu, em 19 de junho. “Todas as noites eu ficava perguntando ‘quando a minha mãe chega?’”, disse. Aos 5 anos, foi transferida para um internato. Ali, sofreu agressões – físicas e psicológicas – e abusos sexuais. “‘Sua mãe não quer uma criança má, ela não vai vir te buscar’, diziam para mim.”

A mudança na vida da garotinha começou em 1995, quando Gay Masters, uma professora americana, ficou sabendo da existência de Oksana graças a um amigo que tinha adotado uma criança na Ucrânia. O “sonho americano” da futura atleta começou, de fato, 19 meses depois, quando a adoção foi concretizada. “Eu me sentia a Cinderela chegando ao castelo”, disse Oksana. Na Ucrânia, ela tinha direito apenas uma refeição por dia, geralmente, sopa. “O supermercado me deixava maluca. Tantas opções, tantas coisas para escolher.”

Mas o tal “sonho” não veio sem dor: Oksana teve a perna esquerda amputada pouco depois; aos 13 anos, foi a vez da perna direita. “As pessoas não entendiam o motivo das operações. De dia, ela era ativa, brincava, se divertia, mas chegava em casa e sentia dores insuportáveis”, disse a mãe. Além das pernas, foram oito cirurgias nas mãos. Em meio a isso, quando tinha 12 anos, Oksana conheceu o remo. “Eu me apaixonei na primeira vez que entrei na água.”

Os treinos foram ficando sérios e, em maio, veio a primeira etapa da Copa do Mundo, em Belgrado, na Sérvia. Ao lado de seu parceiro Robert Jones, ela superou os brasileiros Josiane Lima e Isaac Ribeiro e conquistou o ouro no skiff duplo misto TA. O resultado garantiu a presença de americanos e brasileiros nos Jogos de Londres.

A fama mundial surgiu em julho, após posar nua a edição 2012 da “ESPN Body Issue”, revista veiculada anualmente com o lema de “explorar e celebrar a forma atlética” dos esportistas. Para isso, é comum ver atletas nus, como Oksana, ou, no máximo, em trajes mínimos. “Hoje, estou mais confortável com quem eu sou. Palavras não podem descrever como foi essa experiência. Sempre fui muito focada nas minhas pernas. Depois das fotos, aprendi muito sobre mim mesma e fiquei feliz por ter tido a coragem de fazer isso”, afirmou, à página especial do “Team USA”, pouco apósensaio.

Em Londres, os objetivos são “simples”: a medalha de ouro com recorde mundial, em novo duelo com os brasileiros. Depois, ela sabe que vai continuar os estudos (enfermagem, fotojornalismo e design próteses são as áreas de maior interesse). Esportivamente, são alguns sonhos, como atravessar o Atlântico remando, sozinha. Para os Jogos do Rio-2016, a ideia é competir no atletismo, mas, para isso, são necessárias novas próteses e novos treinos. “Não me vejo como uma inspiração. Na Ucrânia, eu não sabia que as coisas eram erradas, eu achava tudo normal. Por isso, nada para mim é superação. É a minha vida.”

Fonte: http://uolesporte.blogosfera.uol.com.br/2012/08/28/musa-do-esporte-de-desastre-nuclear-e-abusos-sexuais-a-duelo-com-brasileiros-americana-e-candidata-a-estrela-das-paraolimpiadas/

Leia mais...

domingo, 26 de agosto de 2012

Terceira chama dos Jogos Paralímpicos é acesa em Edimburgo

Nesta segunda-feira (27), será a vez de Cardiff, capital do País de Gales, ter o seu caldeirão aceso. A partir desses quatro símbolos, localizados nas capitais da Inglaterra, Irlanda do Norte, Escócia e País de Gales, sairá o fogo da tocha paralímpica



Smith acendeu o símbolo em uma cerimônia que foi decorada com o símbolo dos Jogos Paralímpicos de Londres, denominado "Agitos" 


O revezamento da tocha será realizado na próxima terça-feira (28) e terminará na quarta (29), data da Cerimônia de Abertura do evento. Os Jogos Paralímpicos de Londres se encerrarão no dia 9 de setembro

Leia mais...

sábado, 25 de agosto de 2012

Este mundo também é meu!!

Compartilho com vocês o vídeo disponibilizado pelo curso oferecido pela UNESP de Tecnologias Assistivas.





Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=DkReOIx1Ht8
Leia mais...

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Retorno e alguns links bem interessantes...

Desculpem a ausência, veio período de férias e depois alguns compromissos extras me ocuparam um pouco, mas estou retornando. Aos amigos que mandaram e-mail e deixaram recados, agradeço o carinho de todos!!
Mesmo distante me sinto perto de cada um.... Já tem o livro do Mario Quintana.. a gente está só e ao mesmo tempo acompanhado... é bem por aí..

Recebi estes links e compartilho com vocês, tem coisas bem interessantes...


01. Quando for comprar qualquer coisa não deixe de consultar o site Gastarpouco.
 www.gastarpouco.com
02. Serviço dos cartórios de todo o Brasil, que permite solicitar documentos via internet:
 www.cartorio24horas.com.br/index.php
 03. Site de procura e reserva  de hotéis em todo o Brasil,por cidade, por faixa de preços reservas etc.:
 www.hotelinsite.com.br
 04. Site que permite encontrar o transporte terrestre entre duas  cidades, a transportadora, preços e horários:
 https://appweb.antt.gov.br/transp/secao_duas_localidades.asp'
 05. Encontre a Legislação Federal e Estadual por assunto ou por número,  além de súmulas dos STF, STJ e TST:
 www.soleis.adv.br
06. Tenha a telinha do aeroporto de sua cidade em sua casa,chegadas e partidas:
www.infraero.gov.br/pls/sivnet/voo_top3v.inip_cd_aeroporto_ini=
07. Encontre a melhor operadora para utilizar em suas chamadas telefônicas:
http://sistemas.anatel.gov.br/sipt/Atualizacao/Importanteaspp'
08. Encontre a melhor rota entre dois locais em uma mesma cidade ou  entre duas cidades, sua distância, além de localizar a rua de sua  cidade:
 www.mapafacil.com.br
09. Encontre o mapa da rua das cidades, além de localizar cidades:
 http://mapas.terra.com.br/Callejero/home.asp
10. Confira as condições das estradas do Brasil, além da distância entre  as cidades:
www.dnit.gov.br
 11. Caso tenha seu veiculo furtado, antes mesmo de registrar ocorrência na polícia, informe neste site o furto. O comunicado às viaturas da DPRF é imediato:
www.dprf.gov.br/ver.cfmlink==form_alerta
 12. Tenha o catálogo telefônico do Brasil inteiro em sua casa. Procure  o telefone daquele amigo que estudou contigo no colégio:
13. Confira os melhores cruzeiros, datas, duração,preços, roteiros, etc.:
www.bestpricecruises.com/default.asp
14. Vacina anti-câncer (pele e rins). OBS: ESTA VACINA DEVE SER  SOLICITADA PELO MÉDICO ONCOLOGISTA:
 www.vacinacontraocancer.com.br/hybricell/home.html

15. Indexador de imagens do Google - captura tudo que é foto e filme de dentro de seu computador e os agrupa, como você desejar:
 www.picasa.com
  16. Site de procura, semelhante ao GOOGLE:
www.gurunet.com
17. Site que lhe dá as horas em qualquer lugar do mundo:
 www.timeticker.com/main.htm
18. Site que lhe permite fazer pesquisas dentro de livros:
 www.a9.com
19. Site que lhe diz tudo do Brasil desde o descobrimento por Cabral:
 www.historiadobrasil.com.br
20. Site que o ajuda a conjugar verbos em 102 Idiomas:
www.verbix.com
21. Site de conversão de Unidades:
 www.webcalc.com.br/conversões/area.html
22. Site para envio de e-mails pesados, acima de 50Mb:
 23. Site para envio de e-mails pesados, sem limite de capacidade:
 www.sendthisfile.com
24. Site que calcula qualquer correção desde 1940 até hoje, informando todos os índices disponíveis no mercado financeiro.. Grátis para Pessoa Física:
 www.debit.com.br
 25. Site que lhe permite ler jornais e revistas de todo o mundo.
 www.indkx.com/index.htm
 27. Site de câmaras virtuais, funcionando 24 hs por dia ao redor do mundo:
Leia mais...