sexta-feira, 29 de maio de 2015

Seduce oferece vagas para cursos de capacitação em Libras I

Inscrições abertas também para Formação em Atendimento Educacional Especializado – Português como Segunda Língua para Surdos.



O Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e Atendimento às Pessoas com Surdez (CAS) da Gerência de Ensino Especial da Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte (Seduce) está com inscrições abertas ao processo seletivo destinado a formar novas turmas para os cursos presenciais de Libras I e Formação em Atendimento Educacional Especializado: Língua Portuguesa como Segunda Língua para Surdos I.
As vagas são limitadas e serão preferencialmente reservadas aos profissionais da rede estadual de ensino (professores de classes comuns ou que atuam em classes especiais e em escolas especiais) e aos familiares de surdos. O restante das vagas (20%) será destinado aos interessados em geral. Os cursos terão início na primeira semana de agosto.
No curso de Libras I são 160 vagas, distribuídas nos períodos matutino (40), vespertino (40) e noturno (80). Já a Formação em AEE oferece 40 vagas no período da noite. Para esta turma exige-se formação superior completa ou estar cursando alguma licenciatura ou bacharelado.
Inscrições serão aceitas até às 21 horas do dia 22 de junho exclusivamente pela internet: http://cascursolibrasgoias.blogspot.com.br/. Depois de preenchida, a ficha de inscrição deverá ser encaminhada ao e-mail casgoiania@gmail.com.
Selecionados
A seleção dos inscritos será feita nos dias 23 e 24 de junho e o resultado será divulgado no dia 25 por meio do site do CAS. O candidato selecionado que não comparecer na data prevista de matrícula, de 26 a 30 de junho, perderá a vaga. Uma nova seleção será feita e um novo prazo de matrícula estabelecido: de 6 a 10 de julho. Para mais informações, entre em contato pelo telefone (62) 3201-7373. Confira o edital em https://drive.google.com/file/d/0BwdDFwhxFzswa0hKTlN0ZVZjenM/view. A ficha de inscrição pode ser baixada pelo https://drive.google.com/file/d/0BwdDFwhxFzswN2FSU0JXdWlNLTQ/view


Fonte:  http://portal.seduc.go.gov.br/SitePages/Noticia.aspx?idNoticia=1479
Leia mais...

segunda-feira, 25 de maio de 2015

Tetraplegico levanta copo com braço robótico controlado por chip no cérebro


Erik foi baleado aos 21 anos e sonhava em beber cerveja sozinho; avanço foi publicado na revista científica Science

Um homem conseguiu controlar um braço robótico por meio de um chip implantado em seu cérebro.
O chip permitiu que Erik Sorto, da Califórnia, bebesse um gole de uma bebida, sem ajuda, pela primeira vez em dez anos.
Os detalhes, publicados na revista científica Science, revelam como sinais elétricos complexos de seu cérebro puderam ser interpretados em comandos para o braço.
Controle da mente
Tentativas anteriores de robótica controladas pelo cérebro haviam se concentrado no córtex motor - a região responsável pela ação individual dos músculos.
Mas a equipe americana implantou o chip no córtex parietal posterior - a parte do cérebro que cuida da intenção inicial.
É a diferença entre decidir pegar uma caneca e enviar a mensagem para a sua mão se mover em direção a ela.
A equipe espera que essa abordagem seja mais intuitiva.
"A primeira vez que experimentou o braço robótico, ele conseguiu repetir o gesto de um estudante que estendeu a mão para cumprimentá-lo, como se estivessem apertando as mãos. Para ele, foi uma grande emoção", disse um dos pesquisadores, Richard Andersen, da Caltech.

Homem também fez uma vitamina com o braço
Com treinamento, ele melhorou o controle até poder levantar o copo levando-o até sua boca e também controlar o cursor em uma tela de computador.
"Brinquei com os caras que eu queria beber cerveja sozinho, para poder fazê-lo no meu próprio ritmo quando quiser tomar um gole da minha cerveja e não ter que pedir a alguém para me dar", disse Sorto.
"Eu realmente sinto falta dessa independência. Acho que se eu fosse seguro, eu gostaria me de arrumar sozinho - fazer a barba, escovar meus dentes. Isso seria fantástico."
Mas os avanços ainda estão restritos aos laboratórios.
Pesquisas sobre aproveitar um cérebro saudável para superar as deficiência de um corpo danificado estão avançando rapidamente, principalmente nos Estados Unidos.
Cathy Hutchinson usou um braço robótico para se servir um drink pela primeira vez desde um derrame há 15 anos.
Jan Scheuermann foi capaz de segurar e mover diversos objetos com precisão, como com um braço normal.
Mas os avanços ainda estão restritos aos laboratórios.
O procedimento requer um implante com fios que saem do cérebro, o que pode representar risco de infecção.
Cientistas também querem monitorar ainda mais células para melhorar o controle.
Em um comentário sobre a pesquisa, os pesquisadores Andrew Pruszynski e Jorn Diedrichsen afirmaram: "Os resultados representam mais um passo em direção a fazer o cérebro controlar um membro robótico uma realidade."
"Mas, apesar dos passos impressionantes dados nos últimos 15 anos, essas próteses ligadas a neurônios ainda têm um caminho significativo a percorrer antes de intervenções terapêuticas práticas."
Fonte:  http://saude.ig.com.br/2015-05-22/tetraplegico-levanta-copo-com-braco-robotico-controlado-por-chip-no-cerebro.html


Leia mais...

domingo, 10 de maio de 2015