sábado, 27 de agosto de 2011


“Dê-me tua mão que te direi quem és. E em minha silenciosa escuridão, mais claro que o ofuscante sol, está tudo que desejarias ocultar de mim.Mais que palavras, tuas mãos me contam tudo que recusavas dizer. Veementes de ansiedade ou trêmulas de fúria, verdadeira amizade ou mentira, tudo se revela ao toque de uma mão: quem é estranho, quem é amigo.
Tudo vejo em minha silenciosa escuridão. Dê-me tua mão que te direi quem és”.
Natasha - Borboletas de Zagorsk 00e23x6h
Leia mais...

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

SARAH RIO- cadastro para atendimento‏


Baixe pic09029.gif (13,8 KB)O HOSPITAL SARAH RIO, especializado em neuroreabilitação, inaugurado no  dia 01 de maio de 2009, na Barra da Tijuca, já está cadastrando para  atendimento, novos pacientes adultos e crianças com as seguintes  patologias: 

· Paralisia cerebral 
· Crianças com atraso do desenvolvimento motor 
· Sequela de traumatismo craniano 
· Sequela de AVC 
· Sequelas de hipóxia cerebral 
· Má-formação cerebral 
· Sequela de traumatismo medular 
· Doenças medulares não traumáticas como mielites e mielopatias 
· Doenças neuromusculares como miopatias, neuropatias periféricas 
hereditárias e adquiridas, amiotrofia espinhal 
· Doença de Parkinson e Parkinsonismo 
· Ataxias 
· Doença de Alzeihmer e demências em estágio inicial 
· Esclerose múltipla 
· Esclerose lateral amiotrófica em estágio inicial 
· Mielomeningocele 
· Espinha bífida 
· Paralisia facial 

O atendimento é totalmente gratuito. 
O cadastro para atendimento de novos pacientes é feito exclusivamente 
pelos telefones: 21 3543-7600 21 3543-7600 21 3543-7600 21 3543-7600 e 21 
3543-7601/2, das 08 às 17 horas, de segunda a sexta-feira. 
http://www.sarah.br/ 

Endereço: 
Embaixador Abelardo Bueno, nº 1.500 
Barra da Tijuca 
22775-040 - Rio de Janeiro - RJ 
Leia mais...

Programa de rádio para crianças traz contos, adivinhas e radionovela


Reprodução
"Estação Brincadeira" estreia neste sábado
"Estação Brincadeira" estreia neste sábado

Você já pode tomar um café com som nas manhãs de sábado. É só dar uma paradinha na "Estação Brincadeira", programação que estreia nas rádios cariocas no dia 27/8.
Para comemorar sua estreia, será realizado um show na sexta-feira (26), às 14h, no Arquivo Nacional (praça da República, 173, Rio de Janeiro, RJ; tel: 0/xx/21/2179-1228). Grátis.
Várias atrações para crianças estarão na rádio das 9h às 12h.
Na estação 1, chamada "Café com Som", músicas compostas especialmente para crianças são introduzidas por três apresentadores mirins. Em "PipoContos", artistas convidados, como Giba Pedroza, contam histórias. E "Álbum de Figurinhas" apresenta um perfil de artista ou grupo que faz música para crianças, como Hélio Ziskind.
A Estação 2 traz mais histórias e brincadeiras. Há perguntas e respostas, entrevistas, radionovela e bate-papo com a dupla do Palavra Cantada.
Às 11h, você chega à última estação dessa viagem musical e acompanha a "Rádio Maluca". É um programa de auditório transmitido ao vivo e conduzido pelo ator e cantor Zé Zuca. Ali crianças e adultos brincam de fazer rádio como antigamente.
Anote sobre o passaporte para embarcar nessa estação: o programa será transmitido pela rádio MEC AM 800 kHz, das 9h às 12h, e pela rádio Nacional 1130 kHz, das 11h às 12h.
Se você não mora no Rio de Janeiro, pode ouvir a rádio pela internet:http://radiomec.com.br/online/index.php.
Saiba mais em estacaobrincadeira.blogspot.com.
Leia mais...

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Livro O cão e o gato incentiva crianças a conviver com as diferenças


História apresenta personagens animais para mostrar que amigos não precisam ter as mesmas características
 
andré letria/ peirópolis
O cão e o gato. António Torrado. Peirópolis, 2011. 32págs., R$ 30,00.
Diferenças geralmente incomodam. Nossas arestas (uma metáfora para aquilo que não temos bem resolvido do ponto de vista emocional) esbarram nas dos outros – e quase sempre enroscam, arranham, machucam. As pessoas, então, “estranham-se como gato e cachorro”. Não é para menos: o outro, seja ele quem for, às vezes parece estranho demais – e ainda que seja, isso não deveria importar tanto, mas o fato é que importa. Às vezes, porém, por força das circunstâncias e a despeito das discórdias, os inimigos se toleram, convivem (mas nem por isso se aproximam de fato). Era o que acontecia com os dois bichinhos protagonistas do livro O cão e o gato, do escritor português António Torrado, ilustrado por André Letria. Eles viviam na casa de uma pobre velha que dividia com eles o pouco que tinha e insistia para que fossem amigos. Isso, no entanto, lhes parecia demais: o que faziam era se suportar mutuamente em nome da comida e do abrigo que recebiam. Mas quando a mulher morre, eles são simplesmente enxotados pelos parentes dela, e é vagando pelas ruas, com frio e fome, que terminam por descobrir que são mais fortes juntos. A dupla encontra um gênio que lhes faz uma proposta curiosa: sugere que troquem de lugar, assumam o corpo um do outro. Em contrapartida, eles teriam a dona carinhosa e a casa aconchegante que tanto queriam. No começo é bem difícil embarcar nesse exercício de compaixão, mas, aos poucos, conviver fica bem mais tranquilo. E, com o passar do tempo, eles já nem se preocupam em saber “onde começa o gato e termina o cão”.
Leia mais...

Coral Mãos Vivas...

Leia mais...

Deficiência Auditiva - Surdez


A vida de Rogério Lamana, surdo oralizado e que se comunica também em LIBRAS.

A importância e diferença da língua escrita e de sinais para surdos.
As possíveis causas da deficiência auditiva.
Rogério falando e ministrando aula de LIBRAS. O trabalho e o esporte.
Vídeo com audiodescrição ou com LIBRAS e legenda em português.
Se você é pessoa com deficiência visual, colabore com os futuros trabalhos de audiodescrição, envie suas críticas ou sugestões para livia@terra.com.br.
 Créditos.
  • Realização:
    • SESI - Departamento Nacional.
    • Amankay - Instituto de Estudos e Pesquisas.
  • Parcerias:
    • Instituto Vivo.
    • Estúdio Laramara.
    • Planeta Educação.
    • SEPED - Secretaria Especial da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida - Prefeitura de São Paulo.
Leia mais...

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

ONG lista cinco ações diárias para aumentar sucesso dos filhos


Uma ONG britânica sugeriu nesta semana uma lista de cinco ações diárias para ajudar os pais a incentivar o melhor desenvolvimento de seus filhos e com isso aumentar também a mobilidade social.
A organização CentreForum, autora do estudo, sugere que as autoridades realizem campanhas públicas para divulgar os cinco passos, nos moldes de uma campanha de saúde pública do governo britânico para estimular as pessoas a comer cinco porções de frutas, legumes ou verduras por dia.
Os "cinco por dia" dos pais, segundo a ONG, são: ler para seu filho por 15 minutos, brincar com ele no chão por 10 minutos, conversar por 20 minutos com a TV desligada, adotar atitudes positivas em relação ao seu filho e elogiá-lo com frequência e dar ao seu filho uma dieta nutricional para ajudar seu desenvolvimento.
O objetivo da campanha, segundo a organização, seria evitar que maus hábitos dos pais prejudiquem o desenvolvimento físico e mental dos filhos e suas chances de sucesso profissional futuro.
Vocabulário
Segundo o relatório, que deve ser analisado pelo governo, a qualidade da criação e as influências educacionais nos primeiros meses e anos de vida da criança tem uma grande influência no sucesso educacional e profissional futuro.
“As evidências sugerem que o vocabulário da criança aos cinco anos é o melhor indicador único da mobilidade social posterior para crianças de famílias de mais baixa renda”, comenta o documento.
O relatório observa que uma grande proporção de menores infratores tem baixa capacidade de leitura e escrita.
A organização cita ainda pesquisas segundo as quais as crianças de famílias de mais baixa renda têm um vocabulário menor, índices de alfabetização mais baixos e dietas mais deficientes que as crianças de famílias mais abastadas.
“Uma nutrição apropriada é crucial durante os primeiros meses e anos de vida, quando o crescimento corporal e o desenvolvimento cerebral são mais rápidos do que em qualquer outro período”, observa o relatório.
Elogios e críticas
A proposta da CentreForum foi elogiada pela secretária nacional para a Infância, Sarah Teather, que prometeu que o governo vai analisá-la.
O deputado opositor Graham Allen, que recentemente publicou um relatório sobre infância encomendado pelo governo britânico, também elogiou o relatório do CentreForum e disse que uma campanha nacional poderia quebrar o ciclo vicioso das más práticas de criação pelos pais.
“É um ciclo entre gerações, que repete as más práticas de criação. Em uma região como a que eu represento, que tem um dos mais altos níveis de gravidez adolescente na Europa e um dos menores números de pessoas chegando à universidade, quebrar esse ciclo para dar a cada criança a chance de atingir seu potencial é realmente importante, particularmente para crianças de famílias de baixa renda”, disse ele à BBC.
Apesar disso, as propostas também foram alvo de críticas por grupos que afirmam que sua aprovação significaria o aumento do já alto controle do Estado sobre as ações dos indivíduos, no que chamam de “Estado-babá”.
Os "cinco por dia" para os pais
  • leia para seu filho por 15 minutos
  • brinque com ele no chão por 10 minutos
  • converse com seu filho por 20 minutos com a TV desligada
  • adote atitudes positivas em relação ao seu filho e o elogie com frequência
  • dê ao seu filho uma dieta que ajude seu desenvolvimento
Fonte:Parenting matters, CentreForum
Leia mais...